Carregando...

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Olá, Recrutador!

Que bom que se interessou pelo meu trabalho!
Vou ficar aguardando o teu contacto para uma entrevista em breve.
Enquanto isto, veja meus últimos trabalhos logo abaixo!

Email Cadastrado com Sucesso!

Como mudar de vida com planejamento
Como mudar de vida com planejamento

Como mudar de vida com planejamento

Um paralelo do processo de reposicionamento do marketing com um script das mudanças que ocorrem em nossas vidas.

por Victor Macedo
  • Autoestima,
  • Estratégia,
  • Marketing,
  • Motivação,
  • Mudança,
  • Reposicionamento,
  • Vida.

Esse é um texto sobre recomeçar. Eu como profissional de marketing, vou fazer um paralelo sobre os momentos de mudanças em nossas vidas, com algo que é constante no mercado: o reposicionamento de marcas e produtos, descrevendo então um mapa de estratégias que nos auxilie em uma jornada de transição segura.

Em nossa vida, podemos nos deparar com momentos que exigem mudanças de comportamento, de lugares ou até mesmo de pessoas do nosso convívio social. Podemos estar insatisfeitos com alguma situação, e essa mudança pode partir de nós mesmos, ou então a vida pode nos impor que mudemos, por exemplo, uma empresa que remaneje seu colaborador para uma outra cidade por algum determinado motivo. Em todas as situações o fato de recomeçar requer um reposicionamento de comportamento para uma melhor adaptação sobre essas mudanças. 

No mundo contemporâneo das marcas e com a sociedade passando por mudanças, é comum que todo tipo de empresa, seja ela grande, média ou pequena, passe por reposicionamentos que se adaptem melhor ao momento atual que estão vivenciando. Um exemplo disso, é o grupo Facebook que passou a se chamar Meta. Essa mudança reflete tanto o fato de que o grupo não é composto somente pela rede social Facebook, mas também se refere aos futuros planos da empresa em construir uma experiência diferente aos seus usuários.

Mas como fazer uma mudança de maneira que nos sintamos seguros e confiantes? Para conseguir responder essa pergunta é necessário seguir alguns passos. 

Tenha autoconhecimento

No mundo corporativo, conhecer o seu produto e suas características, é fundamental para saber vender e prospectar para seus clientes. Trazendo isso para nossas vidas é necessário que nos conheçamos. Sendo assim, se de um tempo e fique em silêncio. Repare em você, no que te faz feliz, o que te motiva, quais são seus gostos, do que você não gosta, seus medos, fraquezas e naquilo que você é muito bom.

No marketing usamos a ferramenta SWOT (Strengths. Weaknesses, Oportunities and Threats), ou em português, FOFA, que é um acrônimo de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Essa ferramenta nos ajuda a construir melhor uma imagem daquilo que pode nos auxiliar, ou nos atrapalhar.

Matriz SWOT/ Matriz FOFA
  1. Forças: Tudo aquilo que é inerente a você: Suas qualidades, suas habilidades, no que você é conhecido […];
  2. Oportunidades: Tudo o que o mundo tem a te oferecer de positivo: Uma vaga de emprego, uma qualidade de vida melhor em um novo ambiente  […];
  3. Fraquezas: Seus pontos negativos: Defeitos, dificuldades (De relacionamentos e/ou de habilidades)  […];
  4. Ameaças: Tudo aquilo que externamente pode te atrapalhar: Dificuldade de estar em outro local, Exigências de habilidades que você não possui  […]

Nosso dever é cruzar nossas forças e oportunidades, a fim de nos valorizar e destacar. Enquanto as fraquezas e ameaças, ao contrário que muitos falam de esconder, eu diria que o correto é aceitar, corrigir e torná-las menos invasivas possíveis em nossas vidas e das pessoas que estão em nosso convívio.

Converse

No mundo do marketing nada se faz sem pesquisa. É uma ferramenta fundamental para termos uma orientação (e uma segunda, terceira, quarta… opinião) das decisões que iremos tomar. E em nossas vidas não é diferente. É necessário conversar com pessoas que possam ser afetadas com essas mudanças, ou que podem auxiliar.

  1. Converse com um profissional: Sempre é bom termos o acompanhamento de um profissional de psicologia que nos oriente e ajude a ter visões diferentes das mudanças que estão sendo propostas;
  2. Converse com pessoas que estão envolvidas nesse processo de mudança: É importante saber o quão nossas mudanças podem afetar a vida de outras pessoas. Saber a posição delas nesse ponto nos proporciona uma visão clara de como as coisas podem proceder;
  3. Converse consigo mesmo: Além de ouvir as pessoas, assim como para uma marca, é importante você voltar para dentro de si e ver como quer prosseguir com essa mudança. Saber reconhecer suas verdades e a maneira de como você realmente é. 

Observe (Pense)

O próximo passo é pegar todas as informações colhidas e começar a formar uma teia de ideias, a fim de encontrar as melhores soluções para que o reposicionamento aconteça. É nesse processo que a inovação acontece, e criamos novos meios criativos de fazer isso acontecer.

  1. Observe o momento: Se esse é o momento ideal para mudar;
  2. Observe a si mesmo: Veja se você tem tudo que é necessário para realizar essa mudança;
  3. Observe as oportunidades e ameaças: Assim como visto da SWOT, analisar os fatores externos, são importantes para algumas tomadas de decisão;
  4. Observe o futuro: Analise aonde quer chegar com as mudanças e como elas estão alinhadas com o futuro que você quer. É nesse ponto traçamos uma linha, na qual se cria uma meta que ela possa ser SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistc and Timely), ou seja: Específica, mensurável, atingível, realista e com um tempo definido.
Meta SMART

Planeje 

Aqui começamos a parte das estratégias e pegamos tudo que foi analisado e observado, para criar o mapa onde vamos colocar em prática nossas ideias. Cada um tem sua forma de pensar e decidir como e quando devemos agir, porém é importante que o planejamento reflita tudo o que foi visto nas etapas anteriores para que não ocorram grandes surpresas. Porém, mesmo que essas surpresas ocorram e as coisas não saiam como planejado, não se desespere, pois você tem toda bagagem de análise com você. Pegue essa surpresa, acrescente em suas pesquisas e remaneje o planejamento. 

Todo planejamento deve ser fluido, pois nossa sociedade vive esse momento de incertezas. Está aberto a mudanças é importante para o controle de nossas ações. O que nos leva para nosso último passo.

Revise-se e se atualize-se sempre

Mesmo com o processo em andamento, de tempos em tempos revise todos os pontos para garantir de estar indo na direção correta daquilo que você deseja alcançar.

Mudanças podem ocorrer em nossas vidas e é necessário que elas estejam alinhadas com nossos objetivos para existir um sentido naquilo que estamos vivendo. E mesmo que nossas metas também mudem, revise todo o processo e alinhe para essa nova direção.

Mudar é uma realidade

As mudanças na sociedade afetam diretamente nossas vidas, sonhos, objetivos e desejos que queremos alcançar. Porém é importante estar alinhado com nossa realidade e verdade, para que consigamos caminhar e acompanhar essas mudanças sociais e em meio a isso, alcançar nossas metas. Lembre-se que esse é um processo que todas as pessoas passam em algum momento de suas vidas e estar preparado é o que te coloca na vanguarda.


Referências

Facebook virou Meta: entenda por que as empresas decidem trocar de nome – MALAR, João Pedro – CNN Brasil Business, 29 de outubro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *