Carregando...

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Olá, Recrutador!

Que bom que se interessou pelo meu trabalho!
Vou ficar aguardando o teu contacto para uma entrevista em breve.
Enquanto isto, veja meus últimos trabalhos logo abaixo!

Email Cadastrado com Sucesso!

Mundo VUCA e o comportamento humano diante essa realidade
Mundo VUCA e o comportamento humano diante essa realidade

Mundo VUCA e o comportamento humano diante essa realidade

Vivemos alterações de comportamentos, conhecidas como VUCA e que reforçam a necessidade da valorização do indivíduo.

por Victor Macedo
  • Ambiguidade,
  • BANI,
  • Complexidade,
  • Comportamento Humano,
  • Incerteza,
  • Indivíduo,
  • Mundo VUCA,
  • Novo VUCA,
  • Volatilidade.

Você já esteve em algum conflito de guerra? Muito provável que a resposta seja negativa. Porém nos dias de hoje, todos nós que vivemos e trabalhamos nesse mundo capitalista, estamos inseridos nesse ambiente de guerrilha e com isso, afetados com os impactos desse âmbito hostil.

O que é o mundo VUCA?

Essa fato tem início no final dos anos 90, após a Guerra Fria, com as complexibilidades e incertezas da situação geopolítica mundial naquele momento, os militares estadunidences viviam uma realidade volátil, incerta, complexa e ambígua – VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), ou em português VICA – e após os atentados de 2001 essa percepção se tornou padrão se estendedo até os dias atuais.

Após a crise mundial financeira em 2008, que gerou uma grande crise de confiança global, as empresas também passaram a adotar em suas políticas internas os conceitos do VUCA, se alinhando agora com as novas realidades do mercado, afetando a vida de seus colaboradores e da sociedade.

Quais os impactos do VUCA no nosso comportamento?

De acordo com dados divulgados pela OMS em 2017, nos últimos 15 anos houve um aumento expressivo da frequência de transtornos de depressão, e a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, nos traz como definição dessa patologia: ansiedade, angústia, desânimo, diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis, falta de motivação e apatia, sentimentos de medo, insegurança, pessimismo, interpretação distorcida e negativa da realidade, dificuldade de concentração, insônia entre outros. Essas definições podem ser provocadas com a vivência do mundo VUCA.

Entender esse período que a sociedade está vivenciando, serve para mostrar que nossa resiliência se inicia da capacidade do indivíduo em enxergar e transformar o ambiente ao seu redor. Porém com as incertezas e variações do mundo VUCA, as desmotivações e a ansiedade se tornam parte de nós, impedindo a gente de seguir em frente. Por isso alguns passos são importantes para se evitar que isso ocorra.

  1. Procure um profissional de saúde mental . O acompanhamento de um profissional de saúde é importante para que seja feito o tratamento correto e específico, pois como cada um de nós é afetado de maneira diferente pela realidade que vivemos, e dessa forma também será necessária uma maneira correta de tratar os problemas causados por essa era.
  2. Livre-se daquilo que não te faz mais falta . Muitas das vezes nos sobrecarregamos com coisas que não precisaríamos mais, e com isso nos gera uma fadiga e estresse desnecessários daquilo que estamos vivendo. Então faça uma limpeza daquilo que não tenha mais serventia, seja objetos ou pessoas. Não que você irá tratar as pessoas como objetos, porém se aquela pessoa não te acrescenta em nada, porque persistir em mantê-lo em sua vida?
  3. Analise o que existe de potencialmente novo em você . Com a rotina, preocupamos em dar atenção àquilo que fazemos, buscando nos manter em nossa zona de conforto, sempre realizando as mesmas atividades, com o intuito de garantir os resultados que já são esperados. Entretanto, ao fazermos isso, deixamos passar oportunidades de nos renovar e descobrir novas habilidades e qualidades que habitam em nós. Faça atividades diferentes do seu habitual, as quais você tem vontade de fazer e aproveite a oportunidade para descobrir algo em que se é bom ou não.
  4. Valorize suas diferenças . Ser diferente é algo natural do ser humano, afinal cada um de nós tem uma personalidade e uma maneira de ver e pensar na vida. Buscar o encaixe social em padrões nos faz perder a oportunidade de nos destacarmos daquilo que nos torna únicos.
  5. Mude e não tenha medo de seguir na direção que escolher . Podemos ter medo das mudanças e no que isso pode acarretar em nossas vidas. Porém muito melhor do que imaginar no que poderia ter ocorrido e imaginar uma situação hipotética, é seguir em frente e viver.
  6. Aceite, aprenda com os erros e valorize seus acertos . Nessa jornada, erros vão ocorrer, e tudo bem isso acontecer! Entender as nossas falhas é um caminho para aprendizagem e evolução como indivíduos. É assim que fortalecemos nossa mentalidade e intelecto. E além de aprendermos com os erros, é valorizar nossos acertos, por menores que sejam, afinal são conquistas suas.
  7. Aprenda coisas novas durante a jornada . Permita aprender com as circunstâncias que a vida. Viver nos ensina muita coisa em meio as pessoas e eventos que cruzam nossa jornada, e estar aberto a novas experiências nos torna mais ricos em cultura.
  8. Crie seu caminho e não se compare . Como já dito nos itens anteriores, são as suas individualidades e a maneira de você fazer as coisas que vão fazer você se destacar em meio a padrões sociais. E um ponto importante, é que você não se compare, pois temos a tendência de achar que “a grama do vizinho é sempre mais verde”, e na verdade, isso só nos tira do foco de cuidar do que é nosso, nos impedindo de evoluir e crescer.

O novo VUCA: Mundo BANI

Por se tratar de um comportamento social, onde a massa da população se encontra em transição e adaptação, a busca pela individualidade pode ajudar a entender e enfrentar uma nova realidade, pois com o crescimento da atividade digital e das mudanças dos meios de interação humana, o momento VUCA tem dado lugar ao termo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible), que em português se diz FANI, o acrônimo de frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. Esse termo surgiu no final de 2018 e teve seu aceleramento por conta da pandemia.

Essa já é uma nova realidade, e a cada período de tempo que a sociedade caminha, está sendo necessário o despertar das habilidades humanas, e daquilo que nos torna únicos.

E como já dito, a melhor maneira de se encontrar nesse novo mundo é sendo um ser único e que conheça suas forças e vulnerabilidades. Sendo assim comece a ser você e encontre dentro de si aquilo que a sociedade mais necessita: a sua individualidade.


Referências:

Depressão – Biblioteca Virtual da Secretaria Nacional de Saúde, março de 2005

Ansiedade – Biblioteca Virtual da Secretaria Nacional de Saúde, fevereiro de 2011

Depression and Other Common Mental Disorders – World Health Organization, 3 de janeiro de 2017

5 grandes crises econômicas que abalaram o mundo – Gazeta do Povo, 14 de setembro de 2018

O Que é o Mundo VUCA? – ELIAS, Marcelo, 17 de abril de 2019

Ansiedade: reflexões sobre o mal do século XXI – PATAH, Rodrigo, 26 de Agosto de 2019

5 dicas incríveis para aumentar a motivação e vencer o desânimo – GEARA, Gabriela Ballardin, 17 de fevereiro de 2020

Ansiedade: o mal do século no contexto do mundo VUCA – RIBEIRO, Bruno, 16 de janeiro de 2020

O que é e como lidar com o mundo VUCA? – HMS University, 16 de setembro de 2020

Da incerteza ao caos, o mundo VUCA se tornou mundo BANI – SOUZA, Edney, 14 de dezembro de 2020

O que precisamos saber sobre o mundo FANI – DUNKL, Jean, 19 de fevereiro de 2021

Mundo BANI: o que é e quais são os impactos para as empresas? – SIQUEIRA, Rafaela, 30 de março de 2021

Mundo BANI: o que é e como pode impactar sua rotina – IEEP Educação, 10 de junho de 2021

Você conhece o mundo VUCA? – AC Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *