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O que o marketing pode fazer pelo meu negócio?

Antes de pensar o que o marketing pode ajudar na empresa, o empresário tem que entender o que é o marketing e como ele se aplica. 

por Victor Macedo
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  • Empresa,
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  • Estratégia de Marketing,
  • Marketing,
  • Mercado,
  • Necessidade,
  • Objetivo,
  • Produto,
  • Serviço.

Muitos empresários têm dúvidas sobre o que é marketing e frequentemente acabam retomando as respostas em propaganda. Essa forma de pensar não está incorreta, porém  acaba por ser somente um fragmento do trabalho de marketing. Como resultado, novos empreendedores podem se perguntar como o marketing pode potencializar seus negócios além da publicidade.

Antes de considerar como o marketing pode ajudar uma empresa, o empresário deve compreender o que é marketing e como ele pode ser aplicado.

O que é o Marketing?

Marketing não é apenas um cargo ou trabalho específico realizado por uma única pessoa. É uma filosofia de mercado, onde o seu foco principal é: atender necessidades de todas as pessoas que estão em torno de uma empresa, produto, ou marca, de modo a cumprir determinada meta.

Essa filosofia é o modo de operação que a empresa segue, e o perfil que ela gosta de adotar no mercado. Ela requer um conjunto de pessoas trabalhando em torno de um objetivo (ou vários, desde que existam equipes destinadas a cada um deles), através de um conjunto de ações, somado aos pilares básicos conhecidos como o Mix de Marketing ou os “P’s” do marketing, formam o que se entende por “Estratégia de Marketing”.

A estratégia de marketing é plano de ações para ser executado à medida do tempo e segundo a caminhada de cada cliente junto àquela empresa, marca ou produto.

Sou um novo empresário. Por onde começar?

O perfil da empresa

No começo,é importante descobrir o perfil no qual a empresa deseja trabalhar e o tipo de negócio oferecido aos clientes.

Como exemplo, um agente imobiliário que trabalha como um profissional único, tem uma variedade de perfis de atuação através de vários níveis de mercado. O perfil comercial de um consultor, marca ou empresa, é a forma que ele quer se colocar no mercado, se comunica e que o público consumidor irá perceber sua conduta.

Traçando um objetivo

Após a análise de perfil, é importante definir o objetivo a ser alcançado e traçar uma linha de transição entre o ponto A (como estamos atualmente) e o ponto B (como queremos estar no futuro).

E para isso cada objetivo deve ser: Específico, mensurável, atingível, relevante e com tempo limite.

Ainda no exemplo do consultor, vamos ver o seguinte case:

Quero vender 3 imóveis em um ano, divididos no período de quadrimestres, sendo que nos dois primeiros meses de cada intervalo me dedico a aquisição do produto (O imóvel) de 200 mil euros, no mês seguinte me dedico a publicidade e propaganda deste imóvel para venda e no último mês a concretização e fecho do negócio.

O exemplo acima se encaixa de acordo com as regras de uma meta SMART.

  • Específico: Vender 3 imóveis […];
  • Mensurável: […] divididos no período de quadrimestres, sendo que nos dois primeiros meses de cada intervalo me dedico a aquisição do produto (O imóvel) de 200 mil euros, no mês seguinte me dedico a publicidade e propaganda deste imóvel para venda e no último mês a concretização e fecho do negócio.
  • Atingível: Neste item, é importante realizar uma análise de mercado para observar seus concorrentes, descobrir se eles já utilizaram esse objetivo ou similar, e se conseguiram alcançá-lo. Referências do mercado em que você atua são importantes para compreender como você pode trabalhar.
  • Relevante: Se considerarmos que tempo e dinheiro são relevantes, vejamos o acompanhamento deste exemplo, neste item: Concretizado o objetivo e o consultor ficar com 2,5% das vendas, ao final de cada quadrimestre ele terá 5.000 euros, totalizando 15.000 euros ao final de um ano (5.000 x 3). Em termos de renda mensal, isso equivaleria a um ganho de 1.250 euros por mês para o consultor, o que representa uma renda bastante positiva para um iniciante no mercado. No entanto, é importante ressaltar que cada um tem seu parâmetro de relevância, e, por isso, o objetivo deve se adequar ao perfil de cada empresa, levando em consideração seus custos e sua forma de gestão empresarial.
  • Tempo limite: […] em um ano […], […] nos dois primeiros meses de cada intervalo […], […] no mês seguinte […], […] no último mês […]. Este é item que traça os limites dos objetivos, e deve estar alinhado com a análise de mercado e se outros conseguiram o mesmo objetivo ou similar dentro deste período.

Começar a trabalhar

Até aqui vimos apenas as análises que qualquer empresário deve fazer antes de começar a trabalhar no mercado que se propõe. Com o mapa semi desenhado, agora é importante pensar e trabalhar nos pontos que ajudaram a chegar do ponto A ao ponto B.

Esses pontos são os P’s do marketing que englobam áreas de trabalho no qual o empresário deve ajustar de acordo com a sua realidade: 

Para quem trabalha com Bens físicos – 4 P’s do Marketing:

  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Praça;
  4. Promoção.

Para quem trabalha com Serviços – 7 P’s do Marketing:

  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Praça;
  4. Promoção;
  5. Processo;
  6. Pessoas;
  7. Palpabilidade.

A realidade da nossa sociedade atual é que algumas empresas trabalham com ambos os tipos de produtos: bens e serviços. Um exemplo de marca é o McDonald’s. Mesmo trabalhando com bens físicos, como os hambúrgueres, eles também se preocupam com a velocidade no atendimento e na forma como o pedido é feito e entregue ao cliente, o que faz parte da dimensão do total do produto entregue. Portanto, o McDonald’s precisa prestar atenção em todos os aspectos em que o marketing trabalha para realizar o melhor trabalho possível.

Nesse caso, podemos observar que alguns pontos se relacionam nas duas variantes de produto, e, nessa situação, a análise deve considerar a soma dos bens e dos serviços oferecidos. Agora vamos discutir cada um desses pontos e como cada empreendedor deve ajustá-los no seu mercado de atuação.

  • Produto: É aquilo que o cliente recebe para suprir a necessidade. Lembre- se que o foco principal do marketing é atender necessidades: Então quando um cliente adquire um produto, seja ele bem o ou serviço, é na verdade a necessidade ou desejo que está a ser sanada naquele momento. Um hambúrguer é a necessidade é a fome, em um corte de cabelo a necessidade é a estética pessoal, na compra de uma casa a necessidade é de abrigo, comodidade e conforto.
  • Preço: É o valor atribuído ao produto oferecido. A formação do preço não se limita apenas a um indicador monetário. Estamos falando do valor, que é composto pelo custo de produção acrescido do valor das expectativas que o produto fornece. O lucro adicional da empresa é formado pela soma dos tributos esperados para aquele produto, considerando se as necessidades do cliente são atendidas ou até mesmo superadas. Cada empresário deve avaliar o produto oferecido e o que a concorrência está oferecendo, a fim de ajustar o preço de acordo com as expectativas do cliente.
  • Praça: É o local de atuação de atendimento do comércio, seja ele físico, e ou virtual. A praça é importante para o alcance dos teus clientes até o negócio e da possibilidade de crescimento dele.
  • Promoção: Esta é a parte da publicidade da sua empresa. Enquanto todas as outras estão focadas em oferecer um melhor atendimento e receptividade aos clientes, a promoção estará preocupada além de atender na comunicação, a atrair os clientes para o seu negócio. A comunicação deve estar preocupada com todos os pontos da linha: desde seu perfil, a forma de relacionamento dos clientes até o seu objetivo final, para que com ela consigamos transmitir exatamente nosso propósito como empresa no mercado em que estamos atuando.

Seguindo com os outros 3 P’s voltados ao serviço:

  • Processos: Quem trabalha com serviços deve se preocupar com a organização e as etapas pelas quais o produto é oferecido, uma vez que a prestação de serviços envolve a participação tanto do cliente quanto da empresa. É essencial identificar as expectativas do cliente e estabelecer meios para atendê-las, essa deve ser uma preocupação do empresário e de sua equipe, a fim de garantir a satisfação completa do serviço. Isso implica em compreender as necessidades do cliente, ajustar os processos internos, e assegurar uma comunicação clara e eficaz entre todas as partes envolvidas no serviço.
  • Pessoas: Como já identificado nos processos, a prestação do serviço requer a participação de pessoas, sendo o cliente e os funcionários da empresa. Nesse sentido, é importante identificar o perfil de cada um dos envolvidos, de modo a facilitar uma interação confortável e estabelecer uma conexão mais adequada entre a pessoa que prestará o serviço e aquela que o receberá. Isso contribui para uma experiência mais satisfatória para ambas as partes envolvidas.
  • Palpabilidade: É tornar aquilo que é invisível, visível! Aqui entra muito da parte de promoção do serviço, pois é ela que vai tentar transmitir as sensações que um serviço muitas vezes por ter necessidades intangíveis como: felicidade, estética, prazer. Um exemplo são os parques da Disney: que oferecem um serviço atendendo a necessidade de felicidade. E eles vendem isso através de todos os produtos e publicidade relacionados à marca, seja em filmes, séries merchandising, publicidades, na satisfação dos clientes, isto para mostrar que tudo relacionado à marca irá te trazer felicidade ao adquirir o serviço oferecido.

A receita do sucesso

Como foi visto no decorrer do artigo, não existe receita para o sucesso, pois cada etapa da jornada depende do indivíduo, seus objetivos e os caminhos que ele quer usar para alcançar. Para esta análise ser o mais fidedigna possível, é importante observar-se as nossas Forças e Fraquezas, e analisar a sociedade no qual estamos inseridos aproveitando as Oportunidades e evitando as Ameaças. 

Com esse estudo realizado você terá condições maiores de compreensão da sua jornada e do que é preciso ser feito para a realização das tuas metas. E é importante ressaltar uma reanálise de todo o estudo durante a jornada para observar se está de acordo com que se era proposto no início, afinal tudo pode ser reajustado caso haja necessidade. o importante é estar sempre preparado para que o marketing da sua empresa seja eficaz e alcance o sucesso.

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