A evolução do marketing
Como o marketing evoluiu ao longo dos anos e como a sociedade irá se desenvolver no mercado?
por Victor MacedoMuito se fala sobre marketing, marketing digital e gestão. Onde esse processo se inicia? Como ele é formado? Será que o que faço por minha empresa é de fato marketing? Como se aplica isso numa empresa? Bom, são muitas perguntas e de fato as respostas são muito variadas, porém existe uma determinação sobre o que é marketing e através desse artigo gostaria de falar a real definição.
Eu acredito que desde que surgiu a relação humana, o marketing esteve presente, e assim como a evolução da sociedade, essa filosofia também evoluiu.
O marketing tem a função de venda/promoção de algo de modo a gerar algum retorno para quem os envolvidos no processo. Se evoluiu ao longo do tempo, tendo o seu foco de atuação diferenciado na história. Hoje já nos encontramos numa linha de transição do marketing 4.0 para o 5.0, mas vieram outros momentos previamente.
Marketing 1.0 – Marketing orientado ao produto.
A primeira definição tem as suas raízes em estudos do início do século XX, onde a sua orientação era voltada para o produto. No Início da Revolução Industrial, o foco era a produção em massa, para atender a demanda da sociedade.
O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.
Henry Ford
A frase acima exemplifica bem esse momento, onde a preocupação do mercado era apenas a produção do produto.
Marketing 2.0 – Marketing voltado ao consumidor
Com o aumento da concorrência, os estudos de marketing passaram para a sua primeira evolução, dando início ao “Marketing voltado ao consumidor”. Nessa época, o produto por si, já não se diferenciava, sendo preciso pensar nas necessidades do cliente e assim criar produtos voltados para as atendê-las. Nessa época se avançou nos estudos os 4P ‘s do marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção) para um melhor desenvolvimento dos trabalhos.
Marketing 3.0 – Marketing centrado em valores
O avanço contínuo da concorrência e o aumento das demandas de necessidades dos consumidores, foi necessário o avanço do marketing 2.0 para o que chamamos de “Marketing centrado em valores”. Os produtos tiveram que carregar benefícios que iam além das suas funcionalidades práticas para despertar o interesse do consumidor, no qual ele pudesse se conectar com a marca. Estratégias como segmentação e fatores psicológicos começaram a ganhar forma neste período.
Marketing 4.0 – Marketing Digital
É o momento que vivenciamos hoje. Após o avanço da era digital e o crescimento da interação humana, as empresas precisam estar mais próximas do consumidor. Não somente criando valores que eles reconheçam, mas relacionando-se com eles, vivendo a realidade que os seus clientes vivem e sendo um membro ativo da sociedade que ela (a empresa) está inserida. Com isso a humanização de marca, se tornou uma crescente nos últimos anos e sendo uma tendência.
Porém, o que é marketing?
Mesmo com o passar dos tempos, a ideia central do marketing não se alterou, apenas a sua forma de interação e trabalho com as pessoas. O marketing é uma filosofia de mercado, onde o seu foco principal é: atender necessidades de todas as pessoas que estão em torno de uma empresa, ou marca, de modo a cumprir determinada meta. Quando falamos em marketing, não estamos vendendo apenas a comunicação em redes sociais, ou layouts de Outdoors, mas vendendo a solução de um determinado problema.
Marketing é atender necessidades através da venda de soluções de pessoas para pessoas.
A evolução do marketing deu-se na percepção da necessidade das pessoas e isso é algo que está e sempre estará em constante evolução. Com isso, o crescimento será constante para que ele possa atender as necessidades atuais da humanidade.
O futuro do marketing
Como eu disse logo acima, o marketing está passando por uma evolução para o 5.0, onde a sociedade dá um passo além do digital e introduz a tecnologia a favor dela. No seu livro Marketing 5.0 Tecnologia para a Humanidade, Kotler se refere a essa evolução, como um olhar ao passado (De onde estávamos) para o futuro (A introdução da robótica e tecnologia) para atender as necessidades de múltiplas gerações vivendo simultaneamente (Da geração Baby Boomer à atual geração Alpha).
O marketing 5.0, é a aplicação de tecnologia humanizada [Abordagem humanizada das tecnologias – por imitação do ser humano] de forma a criar, comunicar, cumprir e potenciar valor em todo percurso do cliente. […] Apesar do exaustivo debate em torno das tecnologias, é importante perceber que a humanidade deve continuar a ser o foco do Marketing 5.0. […] apesar do poder computacional da IA [Inteligência Artificial], só humanos conseguem compreender humanos.
Philipe Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
O marketing terá o papel de resolver problemas dessa nova realidade e maneira de viver, associando o pensamento humano das gerações, a tecnologia e a agilidade, para que as empresas se mantenham atuais e relevantes para o futuro, acompanhando a sociedade que dá um salto na evolução a cada período.
Referências
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing management. No Brasil: Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller. Tradução de Sonia Midori Yamamoto; Revisão técnica de Iná Futino Barreto e Edson Crescitelli; Coordenação de casos de Iná Futino Barreto. 15. Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: Technology for Humanity. Em Portugal: Marketing 5,0: Tecnologia para a humanidade / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan. Tradução de Carla Pedro; Revisão técnica de Ana Breda. 1 Ed. Lisboa, Portugal: Conjuntura Actual Editora, 2021.