A C21 Serrurbana é um grupo empresarial do ramo imobiliário, que sempre apostou no setor de marketing para o seu crescimento. A empresa possuia uma imagem visual bem desenvolvida, porém precisava de expansão de mercado, além da parte gráfica, inerente a área do design e da publicidade.
Porém, o Marketing vai muito além do visual. Marketing é a criação de valor percebido para o cliente através de análises de dados e estratégias.
O primeiro passo foi a implantação da cultura de captura de dados para pesquisa e análises. Através desses dados podemos perceber o perfil de comportamento de alguns clientes e chegamos a alguns KPI’s necessários para algumas tomadas de decisão.
No mercado imobiliário, sempre se trabalhou com quatro perfis de clientes, sendo eles: Vendedor, Comprador, Consultores com experiência e Consultores Rookies. Após algumas tomadas de decisão demos inicio a fase de criação de estratégias com foco em cada perfil de cliente, abordando uma linha de trabalho específica para cada um.
Para alguns perfis, foram nescessárias outras formas de análise para que pudessemos chegar a um ponto de partida. Um exemplo é o perfil de Consultores, que segundo a pirâmide de Maslow o seu perfil é mais elevado, onde as necessidades e dores estão nas regiões das “Relações”, “Autoestima” e de “Realização Pessoal”.
Com a identificação e com o estudo de personas, é possível traçar pontos de contato dos clientes através de uma pesquisa de jornada do cliente. Esses pontos de contato são os que podem gerar leads qualificados.
Essa primeira etapa foi importante para a visão geral de onde a empresa se encontra no momento e encontrar KPI’s nescessários para definir seus objetivos e metas, passando assim para proxima fase de atuação do setor de marketing.